Com a temporada de chuvas que chega junto com o verão é normal que água fique acumulada e parada em calhas, telhados, vasos e outros lugares. Prevenir ainda é a melhor opção quando o assunto é dengue. Então a dica é evitar que o mosquito tenha condições de se reproduzir. A seguir vamos dar dicas de como evitar que esses mosquitos ameacem você e a sua família com atitudes simples e com o uso de telas anti insetos.

Cuidados

Para não dar chance desse mosquito se proliferar é essencial vedar as caixas d’água muito bem assim como as fossas e as cisternas. Fique atento em relação a drenagem e ao escoamento de vasos de plantas, calhas e telhas. Não pode deixar que a água se acumule para não criar focos de água parada. Outro cuidado importante é limpar as laterais e as bordas dos recipientes com um pouco de água sanitária para que não seja possível que os ovos do mosquito se proliferem.

Evitando Picadas

Até aqui explicamos como evitar que os mosquitos apareçam, contudo, se não for possível se livrar completamente da ameaça – até porque os seus vizinhos podem não estar fazendo a sua parte – você deve tomar algumas atitudes para evitar ser picado pelos insetos. Dentre as medidas mais importantes para evitar as picadas é usar telas anti insetos nas portas e janelas, com isso você dificulta a entrada de bichos na sua casa.

As possibilidades incluem fazer uso de mosquiteiros e dos repelentes eletrônicos que ajudam a se proteger também de outros incômodos como baratas e morcegos. Os vaporizadores elétricos também ajudam liberando vapor misturado com inseticidas que oferecem proteção desde cedo até o fim da tarde que é o período em que os insetos mais incomodam.

Proteja a Sua Pele

Para se proteger de picadas de insetos como o aedes aegypti você pode usar repelente nos dias em que estiver muito quente ou quando viajar para locais que são reconhecidos por ter muitos insetos.

Usando Telas Anti Insetos

Esse tipo de tela pode ser usada em espaços como estufas, viveiros e quaisquer outros lugares em que as pessoas tenham o desejo de evitar a entrada de insetos. No meio agrícola essas telas ganham outro significado que é o de proteger as plantações de insetos de variados tamanhos que podem se alimentar do que está sendo cultivado.

Tela de Malha Grossa

É possível encontrar vários tamanhos de tecidos para serem usados em telas anti insetos. Além disso, uma mesma tela pode servir de proteção para mais de um tipo de inseto. Normalmente as telas que tem a malha mais grossa são utilizadas para proteger as plantações de insetos que podem voar e daqueles rastejantes.

Tela de Malha Fina

Já esse tipo de tela é usada com frequência para proteger a plantação de insetos menores e que passam quase imperceptíveis aos olhos como a mosca branca ou o tripé. As telas devem ser posicionadas nas paredes e na frente de passagens de maneira que eles não consigam passar pela tela.

Aplicação Prática

As telas feitas de malha grossa são usadas para proteção contra insetos de grande porte. Já as malhas finas são usadas para proteção de insetos menores e geralmente tem uso mais comum em cima de plantas que ficam expostas ao ar livre. Com essas telas é possível evitar que esses insetos menores causem problemas nas plantações.

Existem ainda outros tipos de telas, específicas para proteger contra tripés e telas que são feitas de tecidos especiais para proteger de insetos do tipo pestilentos. Esse tipo de tela é normalmente mais densa e faz uma redução do fluxo de ar. Há que se observar que quanto mais densa for a tela mais efetiva será a produção contra insetos, contudo, o ar não consegue fluir como deveria.

Menos Inseticida

Ter opções de controle de insetos é muito importante uma vez que as pessoas já sabem que o uso desordenado de inseticidas pode acarretar em vários problemas. Sendo assim é muito mais saudável usar uma tela do que um inseticida para evitar o problema. Além disso, as telas ainda contribuem para proteção em relação a insetos maiores como abelhas e mosquitos grandes que quase não são afetados pelo inseticida.

Serviço Especializado

No caso de quem tem uma plantação que deseja proteger da ação dos insetos a dica é procurar por uma empresa especializada para ter acesso a um orçamento pensado para atender especificamente as suas necessidades. Procure por empresas sérias e competentes para que possa realmente proteger as suas plantações.

Cuidado com Alergia a Insetos

Os insetos além de uma chateação podem representar um grande risco para as pessoas que tem alergia a eles. Para quem tem alergia a simples picada de uma formiga pode se transformar em dias de desconforto e coisas piores. Geralmente quem é alérgico a picada de insetos tem o problema manifestado por meio de lesões na pele. Em alguns a reação inflamatória pode dar origem a uma bolha que estoura e se tornar uma ferida.

Prevenindo Complicações

Fuja dos Insetos

Com certeza a dica mais básica que se pode dar a uma pessoa que tem alergia a insetos é fugir deles. Tente não ficar em áreas em que pode ter muitos insetos como áreas com muito verde e se possível coloque um mosquiteiro na sua cama.

Usando Repelentes Naturais

Dentre os tipos de repelentes naturais que você pode usar estão velas de andiroba e óleo de citronela. Esses produtos naturais contribuem para que os insetos sejam afastados e tem a vantagem de não causar agravamento em doenças respiratórias como os produtos repelentes químicos.

Vacinas

Atualmente já tem vacinas que podem ser tomadas tanto na rede pública de saúde como na particular para reduzir as reações a picadas de insetos como abelhas, formigas e mosquitos.

Compressas de Água Fria

Para ajudar a aliviar a coceira causada pela picada dos insetos você pode fazer compressas de água fria, contudo, reações muito graves exigem o uso de medicamentos.

O uso das telas contra inseto é considerado muito mais saudável e econômica que qualquer outra forma de evitar os insetos, como o uso constante de aerossois, que também impede a proliferação dos insetos. A tela anti-inseto, também conhecida por telas mosquiteiras, é considerada uma importante aliada na proteção e também na prevenção de das doenças causadas por qualquer tipo de inseto.

Elas impedem que qualquer tipo de mosquito possam vir a ameaçar a saúde das pessoas que vivem naquela ambiente. Diferente das soluções químicas, as telas anti-inseto não causam impacto ao meio ambiente, e também nenhum mal à saúde tanto dos seres humanos e animais de estimação da residência.

As telas anti-insetos, ou telas mosqueteiras, como você preferir, podem ser instaladas em janelas e portas, sem ferir e prejudicar qualquer projeto arquitetônico do ambiente ou até mesmo da casa. São revestidas com vinil e feitas em fibras de vidro, assim sendo super resistentes, fazendo com que suas tramas não desfiem.

 

Fonte:  animais.culturamix.com